Apostila de C - Curso C Progressivo

Curso de C no site C ProgressivoFalar da linguagem C é falar de computação em si.
É impossível usar um computador, nos dias de hoje que, não esteja rodando algum software feito em C.
Aliás, não importa qual seja seu Sistema Operacional, há C nele. Até mesmo no seu mobile.

Não é à toa que a linguagem C vem sendo a mais usada no mundo durante décadas, com um ano ou outro sendo 'cutucada' pelo Java, segundo o índice TIOBE das linguagens mais usadas no mundo.

Nesse artigo vamos mostrar um ótimo caminho para aprender a linguagem C e, obviamente, de maneira totalmente gratuita e online.

Como aprender C - Tutorial de C

Quem já segue e conhece o Programação Progressiva já deve conhecer nosso projeto paralelo de grande sucesso, que visa ensinar a linguagem de programação Java, o site Java Progressivo, que é um portal inteiramente dedicado ao ensino dessa maravilhosa e famosa linguagem orientada à objetos.

Como essa 'segmentação' (deixar um site inteiramente dedicado a um assunto) deu certo e surtiu um ótimo efeito, a equipe do site resolveu investir e criar outro site aos modos do Java Progressivo. E a escolha foi óbvia: a linguagem mais usada no mundo.

Daí surgiu o site  C Progressivo, que é uma apostila de C totalmente gratuita e online.
Embora ainda esteja em desenvolvimento, já possui mais de 100 páginas dedicadas ao ensino do C, começando desde o básico mesmo, ensinando o que é necessário para programar em C, até assuntos mais complexos como alocação dinâmica de memória em C.

Se gosta da linguagem e didática do Programação Progressiva ou do Java Progressivo, certamente vai gostar do C Progressivo, pois também parte do pressuposto que o leitor é totalmente leigo nessa linguagem, que é considerada a mais difícil por muitos, principalmente por ser uma linguagem mais 'limpa' e 'crua', ou seja, nem tudo vem pronto e bonitinho para uso, como em Java, por exemplo.

Se você entrar no índice do site, vai ver um curso de C completo, que não deve em nada a grandes cursos privados ou mesmo livros, tanto em tanto de conteúdo como em qualidade, dando enfoque especial aos exercícios: propostos, resolvidos, comentados e com muitos exemplos de código.
Além de, ao longo do curso, usar os conhecimentos aprendidos para criação de jogos (como o Batalha Naval e o Jogo da Velha em C)  e aplicativos úteis.

Quem deve estudar C




"Programo para web, não preciso de C " ...provavelmente quem é Webmaster não vai precisar escrever alguma linha de código em C, mas mesmo assim, é importante estudar, alguma vez na vida, a linguagem C, pois entender C é entender de computação, é saber como essa máquina que você tanto usa e depende funciona. E o melhor: aprender como dominar ela, por completo.

Ela foi usada para criar várias outras linguagens, como o Java, além de sua sintaxe ser usada (mesmo que parecido) em outras linguagens, como PHP.

A grande vantagem do C é seu poder, eficiência e flexibilidade. É possível fazer praticamente tudo em C, como sistemas operacionais :)
O programador C tem acesso direito aos recursos de sua máquina, como endereços e blocos de memória, coisas que outras linguagens não permitem...embora isso seja uma faca de dois gumes, pois aumenta a responsabilidade do indivíduo...não é à toa também que a maioria dos vírus e hackers utilizam a linguagem C.

Portanto, mesmo que vá trabalhar com outra linguagem ou paradigma, estudar C é entender como seu computador funciona. Isso vai te dar uma outra visão da programação e computação. Quem já estudou C sabe que ela te dará um toque mais profissional, é como se você saísse da Matrix.

Porém, se quer saber como a Matrix é feita, vai ter que saber como programar em Assembly.
Mas quem sabe não surge uma apostila Assembly Progressivo em breve?









Não perca tempo nessa oportunidade, se diferencie, aprenda como as coisas são feitas por debaixo dos panos. Ou pelo menos dê uma espiadinha...

Quem quiser saber mais sobre C, como funciona, o que já foi feito, para que serve etc, já escrevemos sobre a linguagem C aqui no Programação Progressiva: 
Essa Dennis Ritchie garante.
Tutorial completo de C

Nenhum comentário:

Veja também: