Programação de Sistemas Operacionais

Sempre que falamos em programar, a primeira coisa que nos vem a mente são os programas do dia-a-dia, como editores de texto, navegadores, jogos e outras coisas do tipo.

Porém, poucos percebem o maior, melhor e mais importante software de todos: o Sistema Operacional. É o SO que vai permitir todos os outros programas funcionem, incluindo os programas que usamos para programar.

Esse grande e complexo sistema faz muita coisa por "debaixo dos panos", como gerenciamento de processos, memória e outros recursos, de modo a facilitar nossa vida, seja como usuários ou como programadores.

Não é exagero nenhum dizer que o mundo é o que é hoje graça aos sistemas operacionais, que fazem com que até leigos usufruam da tecnologia de maneiras bem simples.

Menos exagero ainda é dizer que esses programas (de milhões de linhas de código), são os mais fantásticos existentes, são verdadeiras obras-primas da genialidade humana, que vem crescendo e se desenvolvimento todos os dias, graças aos esforços de muitas pessoas ao redor do mundo, há décadas.

Nesta seção, vamos estudar sobre os Sistemas Operacionais sob o ponto de vista de programação, saberemos o que é, como funciona, veremos algoritmos, ideias, vamos interagir por meio códigos, de modo a entrar nas entranhas dos SO's e entender um pouco mais desse incrível software.

Obviamente, não é possível estudar tudo, mas o pouco que estudar e entender, te tornará um programador bem mais profissional, pois irá abrir sua mente de uma maneira única.

Para acompanhar esse estudo, iremos usar sistemas operacionais do tipo Unix, como o Linux, pois são de código-fonte aberto e passíveis de serem estudados, modificados e fuçados.
Também será necessário conhecimento da "linguagem mãe", o C.

Bons estudos!








Programação e Sistemas Operacionais







Nenhum comentário: