Comece a programar: A Linguagem de Programação Java

Portabilidade, sabe o que é? É programar em Windows, Linux, no Mac, pra Web, pra celular, em uma pedra...sem se preocupar com compatibilidade. Como é possível? 
Compatibilidade é o que mais atormenta os programadores!

Muito simples, Java não roda no computador! Roda em uma máquina virtual!

O que é o Java? Como surgiu? Para que serve ? Onde posso utilizar? Que programas conhecidos são feitos em Java? É verdade que Java é só moda? Programar em Java é emprego garantido? É a mais fácil? Por que todo mundo tá estudando e falando de Java?

A linguagem de programação Java

O site Programação Progressiva disponibiliza um curso completo de Java, o Java Progressivo.

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos feita na Sun Microsystems, hoje Oracle Corporation, lançada em 1995.
A semelhança da sintaxe do Java com C e C++ não é coincidência, derivou dessas linguagens mesmo. Porém, programar em Java é mais simples, pois é alto nível. Isso quer dizer que não nos preocupamos tanto com detalhes baixo nível, como memória, processamento, ponteiros, lixo etc.
O Java já provém um gerenciamento automático de memória e um coletor de lixo, que facilitam a vida do desenvolvedor, mas consomem mais processamento.

A diferença do Java é que os programas não são compilados diretamente na arquitetura do computadores. Ao invés disso, roda na JVM - Java Virtual Machine, uma máquina virtual, e esta é implementada nos mais diversos dispositivos, o que torna o Java referência quando o assunto é portabilidade.

Em outras linguagens de programação, como em C, o programa é convertido em código de máquina (Assembly) e rodará especificamente na sua máquina. Se tentar rodar em um celular, não irá conseguir, pois é outra 'máquina', outra arquitetura.
Programação Progressiva - Linguagem de programação Java, o que é, para que serve, onde usar, o que é feito em Java, o que é possível fazer, é fácil? é difícil? é só moda? vale a pena? como está o mercado, é emprego garantido? quanto tempo demora aprender, por onde começar e outras informações.Porém, não existe esse 'código de máquina' em Java. O correspondente é o 'bytecode', que é um código que executa na JVM.
Notou a sacada?

Atualmente, 2012, Java é uma das linguagens de programação mais famosas do mundo, principalmente pelas aplicações Web. Se você usa Internet, é quase que impossível não ter usado Java para ter tido acesso ao site daquele banco, ou usou para entrar numa rede social ou jogar um jogo online.

Java ajudou a desassociar a imagem de 'programação' com 'computador'. É a dita portabilidade. Hoje em dia, quando falamos em programação também nos referimos aos aparelhos móveis.
Se você é programador e acha que computação é uma tela preta ou programar direto no hardware e não se importa com celulares, androids, iPhone, iPad, Tablet e outros: sinto muito, você é quem está perdendo.

As ATM, ou caixas-eletrônicos no Brasil, também estão usando e abusando de Java.
Até a NASA já lançou robôs em outros planetas que usavam softs feitos em Java. Sim, Java, na verdade, é uma das linguagens mais usadas no Universo ;)

O segredo do Java




A base da programação Java são as classes e seus objetos, que 'imita' o mundo real, o que facilita bastante a programação.
Por exemplo, os carros são uma classe, já um gol é um objeto da classe carro, um fusca também é um objeto da classe carro.
O poodle é um objeto da classe cachorro, assim como o maltês.
As classes possuem métodos e características que são comuns a todos os objetos. Por exemplo, todos os objetos da classe carro possuem motor e rodas. Porém, os tipos de motores podem variar (isto é uma característica específica de cada objeto, mas que possui motor, sempre possui).

Essa associação com o mundo real ajuda bastante na hora da abstração, de criar aplicações complexas.

O Java é bastante flexível por conta da possibilidade de expansão através das bibliotecas, ou APIs, além das extensões do Java, voltadas especificamente para desenvolvimento de aplicações para desktop, para celulares, para empresas, para áudio, para gráicos 3D, banco de dados, para aplicações de Internet, criptografia, computação/sistemas distribuídos, linguagem de marcação, infra estrutura peer-to-peer e várias outras.
Através dessas extensões, é possível desenvolver praticamente qualquer coisa que você se interesse, em Java, de uma maneira bem mais documentada e específica.
Uma lista mais completa das extensões do Java você encontra em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Java_(linguagem_de_programação)


O que é preciso para rodar Java ?

Para rodar aplicações em Java você precisa ter instalado a JRE, Java Runtime Enviroment.
Já para desenvolver aplicações, você vai precisar da JDK - Java Development Kit.
Para ajudar, use um ambiente de desenvolvimento, um IDE, como o NetBeans.
Tudo isso, além da documentação (todas as informações da linguagem Java), você pode encontrar aqui:
http://java.sun.com/products/jfc/tsc/sightings/

Lembrando que existe um curso completo de Java no Programação Progressiva.

Embora você possa criar aplicações para desktop, para empresas e para seus amigos, a principal utilidade do Java são as aplicações Web e mobile. Isso por conta da variedade de arquiteturas de celulares, ipad, iphone e computadores. Imagine se os sites tivesse que desenvolver um portal para cada tipo de sistema operacional ou máquina diferente? Haveriam dezenas de opções.
Ao invés disso, eles desenvolvem em Java, você baixa a JRE e todos usufruem das aplicações.

Um ponto fraco do Java, em relação a outras linguagens de programação, é o peso. É um pouco lento, principalmente se compararmos com a eficiência de linguagens como C e C++.







Onde Java é usado?

Aqui você encontra uma lista oficial de projetos feitos em Java:
http://java.sun.com/products/jfc/tsc/sightings/

A maioria dos sites de jogos online usam Java para rodar seus games. O minecraft, um dos mais famosos jogos online, é feito em Java:
http://www.minecraft.net/

A Google usa bastante o Java. Ele é a base do sistema operacional Android.

A maior parte do Java é lançada sobre licença de software livre, diferente de sua linguagem 'gêmea' C# que é da Microsoft.
Portanto, é bem comum encontrarmo aplicações gratuitas feitas em Java.
A Apache Foundation possui vários projetos feitos em Java, como Apache Ant, Apache BCEL, Apache Cactus, Apache Derby, Apache Geronimo, Apach James dentre outros.

O OpenOffice, que é uma suite de escritório, semelhante ao Microsoft Office, mas para Linux, é feito em Java.


Resumindo para você que foi guerreiro e leu tudo ou que pulou para cá, vale a pena!
Estude Java! Terá seu futuro garantido e aprenderá uma belíssima e promissora Linguagem!

Gostei. Quero aprender Java! Por onde começar a programar em Java?


"Como programar em Java passo a passo?" Curso completo e gratuito, Java Progressivo!
"Qual o programa para programar em Java ? " Saiba no Curso completo e gratuito, Java Progressivo!
"Como aprender a programar em Java ?" Aprenda no curso completo e gratuito, Java Progressivo!

E aí, gostou? Quer garantir seu lugar ao sol? Ter emprego garantido?
Quer instalar e começar o curso de Java? Clique aqui e vamos lá!

Veja também: