ISP em Redes - Provedor de Serviço de Internet

Neste tutorial de nosso Curso de Redes Online Grátis, vamos falar de um dos elementos mais importantes de qualquer rede, os ISP, que são simplesmente os provedores de serviços de internet.

ISP em Redes - O Que É e Para Que Serve




Se você acessa Internet via telefone (Dial-up) ou TV à cabo, alguma empresa ou sistema está te fornecendo esse  acesso. Ou seja, algo está possibilitando que seu sistema final (computador, tablet, celular etc) acesse à grande rede, a Internet.

Se estiver em uma empresa ou universidade, provavelmente terá acesso a uma espécie de rede privada, de comunicação interna. Algum sistema maior está fornecendo aos sistemas finais esses serviços, inclusive fornecendo a possibilidade de se conectar à Internet.

Podemos ver a Internet como uma grande rede, repleta de redes menores.
E há diversos sistemas que fornecem acesso a internet e outros serviços (como serviço de e-mail, de registro de domínio, de hospedagem de sites etc etc), são os ISP - Internet Service Providers.

São muitos, em diversos níveis, que se comunicam de maneira diferente, fornecendo diferentes serviços e que fazem tudo funcionar.

Hierarquia dos ISP's em Redes de Computadores

Como dito, existem diversos tipos de ISPs, que fazem diversos serviços diferentes.
Alguns, estão mais próximos do usuários, provendo serviços que utilizamos diretamente.



Outros ISP's, estão em um nível 'mais' alto, provendo a base de todo o sistema de redes, como a Internet. São os chamados ISP de nível 1.

Curso de Redes Online Grátis com Certificado
Os ISP's de nível 1 são poucos, mas 'grandes', de cunho internacional e todos se conectam entre si, por conexões extremamente rápidas, exclusivas e seguras. As trocas de informações são em massa, e de maneira bem segura.

Podemos dizer que os ISP de nível 1 são os gigantes da Internet, que fazem realmente as coisas acontecerem. Se uma notícia, do outro lado do mundo, chega até você de maneira praticamente instantânea, não tenha dúvida, um ou mais ISP de nível 1 ajudou essa informação a chegar até você.

Já num nível abaixo, temos os ISP de nível 2, que possuem cobertura menor, geralmente nacional ou entre alguns poucos países. Se conectam com alguns ISP de nível 1 e 2.

Podemos ver os ISP de nível 2 como clientes e os de nível 1 como servidores, pois o 1 envia informações para 2. Isso é verdade financeiramente inclusive, pois para um ISP nível 2 usar os serviços do ISP de nível 1, a empresa do nível 2 para a do 1.

Os ISP's abaixo do 2 são os de acesso final, que realmente vão ter contato com o usuário final, fornecendo os serviços que usamos com frequência.

Resumindo: há toda uma estrutura por debaixo dos panos, que faz a Internet funcionar, e esses sistemas possuem hierarquias e funções específicas, que estudaremos mais detalhadamente durante nosso Curso Redes Progressiva.

Curso de Redes Online com Certificado

Interessando essa questão dos ISP, não?
Estamos deixando de ser apenas usuários para entender realmente como as coisas funcionam.




A maioria das pessoas simplesmente usa as redes (na verdade, já vivem em função das redes), mas sequer sabe o que são ou como funcionam.

Melhor para nós! Principalmente na questão profissional, pois muitas, mas MUITAS oportunidades profissionais existem para quem quer trabalhar na área. E o melhor: cada vez mais pessoas estão usando as redes, empresas precisam de mais profissionais e o mercado já sente falta de quem entende e trabalha com redes.

Quer saber mais como entrar nesse ramo?
Clique abaixo e leia:
Curso de Redes Grátis com Certificado

Nenhum comentário:

Veja também: