Redes de Acesso

Neste artigo de nosso Curso de Redes, iremos aprender quais os principais tipos de redes de acesso, que servem para entrar em contato com outras redes. Estudaremos, por exemplo, redes de acesso a internet.

Redes de Acesso - O Que São?



Redes de acesso são aqueles que vão conectar os sistemas finais (computadores, celulares, GPS, tablets etc) ao primeiro roteador, que vai permitir o acesso desse sistema final até um outro qualquer (um servidor, por exemplo).

Por exemplo, como seu computador, smartphone, tablet ou outro sistema final que está usando para ler nosso tutorial está recebendo dados da grande rede? Nosso site está nos servidores do Google, como essa empresa envia esses dados pra você?

A resposta está na rede de acesso.
Você está usando uma rede que permite que você acesse a grande rede (Internet) ou mesmo outras redes (como a rede interna de uma empresa ou universidade).

Rede de Acesso: Dial-up

Curso de Redes para download com certificado grátis
Quem usou computadores na década de 90 e início de nosso século, certamente acessou a internet através da conexão discada (dial-up) e deve até lembrar do barulho do modem fazendo a chamada e se conectado.

Nesse tipo de conexão, o modem realmente disca para uma ISP (Provedor de Serviços de Internet) e faz uma chamada telefônica convencional (analógica).

O modem pegava os dados de seu computador, no formato digital, e os transformava em dados analógicos para poder enviá-los via rede telefônica (cabos de cobre), e na outra ponta da rede, um modem do ISP fazia o processo inverso.

Além da lentidão e conexão fraca (era bem fácil e comum ela cair), a linha telefônica ficava ocupava.
Certamente você já levou muitas broncas de seus pais por ocupar o telefone com a Internet dial-up, ou internet discada.




Rede de Acesso: Cabo

Outro tipo de rede de acesso bem conhecida e comum, é a via cabo.
Os dados eram enviados e recebidos através dos mesmos meios físicos da TV á cabo (como Sky, NET etc).

A velocidade nesse tipo de rede é bem melhor, além de não ocupar a linha de telefone, como era o caso da conexão discada. Porém, ela tem um custo maior, visto que precisa ter televisão a cabo para funcionar.

Geralmente com cabos individuais para cada residência e fibra ótima, oferecem excelente serviço.

Rede de Acesso: DSL

A DSL (Digital Subscriber Line, é um tipo de rede que transmite os dados já no formado digital (diferente do dial-up, que é convertido analógico para 'andar' nos fios de telefonia).

Junto com a rede via cabo, elas fornecem o serviço conhecido como 'banda larga'.
Embora use o sistema de telefonia, como a dial-up, a rede de acesso via DSL não deixa as linhas telefônicas ocupadas, além de fornecer o envio e recebimento de dados em volume bem maios (velocidade mais rápida de internet) e é mais estável.

Rede de Acesso: Ethernet

Certamente você já teve acesso a uma LAN (Local Area Network), ou seja, uma área local de Internet, que provê acesso a uma rede interna e fechada, que é o tipo mais comum de rede Ethernet.



Seu uso é bastante difundido em universidade, por exemplo, acesso de dados locais.
Também é comum encontrarmos esse tipo de rede em empresas, para que funcionários acessem uma espécie de 'Internet' local, conectando diversos setores da empresa.

Rede de Acesso: WiFi
Atualmente, é uma das mais usadas e preferidas, principalmente pelo uso de smartphones e tablets, pois permitem que as pessoas acessem a internet de dispositivos móveis, sem uso de fios ou cabos, e em qualquer lugar.
Curso de Redes grátis para download com Certificado

Geralmente essa WiFi é fornecida por um dispositivo (roteador) que recebe Internet de outro local (DSL, por exemplo) e emite o sinal WiFi. Assim, quanto mais próximo do roteador, a conexão tende a melhorar e o sinal ficar mais forte.

Rede de Acesso: Sem Fio e a Longa Distância

Por conta principalmente dos dispositivos móveis, um outro tipo de rede de acesso está se tornando bastante popular, que assim como a WiFi é sem fio, porém pode ser usado em uma área maior (e não somente perto dos roteadores).

Estamos falando de redes do tipo 3G e superiores (como a 4G, ainda pouco difundida no Brasil).
Geralmente é usada em uma velocidade baixa (em torno de 1 Mbps), sendo muito utilizada para ler e-mails, usar redes sociais, enviar mensagens (SMS, WhatsApp, Telegram) etc.

Curso de Redes com Certificado - Estude Online em Casa

Entendeu bem os principais tipos de rede de acesso?
Aprendeu suas características, onde são usadas etc?

Simples, não é?
O mais interessante disso tudo é que nosso mundo é totalmente dependente das redes de acesso, as pessoas simplesmente vivem em função de usar internet, ou redes de um modo geral.

A melhor vantagem é o tanto de oportunidades que os profissionais desta área tem.
Muita gente precisa, e poucas pessoas são capacitadas. Notou aí uma oportunidade?

Não perca tempo, aproveite que já estuda por nossos tutoriais e obtenha seu Certificado do Curso de Redes, e trabalhe nessa área!

Curso de Redes Grátis Gratuito

Nenhum comentário:

Veja também: