A Camada de Aplicação em Redes de Computadores



Neste tutorial de nossa Apostila de Redes de Computadores, iremos começar nossos estudos sobre as camadas, mas de maneira mais específica.

Para começar, vamos falar da Camada de Aplicações.

Camada de Aplicação - O Que É

Como o próprio nome deixa claro, é a camada de Internet responsável por prover as aplicações que usamos no dia-a-dia.

Podemos dizer que a Internet é o que é hoje, graças as possibilidades oferecidas pela camada de aplicação, pois ela permite que pessoas leigas possam usar a grande rede para uma infinidade de usos (para pesquisa, conversar em chat, uso de redes sociais, pagar contas, acessar seu banco etc etc).

Podemos dizer que as aplicações são uma espécie de 'programa', mas que em vez de funcionar no seu computador (como arquivos executáveis .exe), funcionam em sistemas finais de redes, como seu navegador.

Camada de Aplicação - Exemplos de Uso

Uma das primeiras aplicações criadas para Internet, que ainda é extremamente usada, é o serviço de e-mail. Os serviços de correios, junto com a aplicação de troca de arquivos foram os pilares da Internet.



Porém, a aplicação mais famosa é a World Wide Web, que nos permite navegar em sites, fazer compras online e buscas. A Web é, sem dúvidas, a aplicação mais comum da grande rede.
Você está fazendo esse Curso de Redes graças a esta aplicação.

Nenhum comentário:

Veja também: