Como os backlinks ajudam o seu SEO

Ter à sua disposição uma empresa que disponibiliza uma boa hospedagem de site é muito importante para o seu blog ou site, pois desse modo o seu projeto pode contar com recursos relevantes, tais como mais espaço em disco, contas de e-mail e backups.

Porém, não adianta ter todas as funcionalidades que poderão possibilitar que o seu site suporte elevados picos de acesso se ele raramente é visitado.

Pense o quanto deve ser frustrante para um empreendedor que não vê as vendas crescerem na sua loja virtual. Isso é algo tão desanimador quanto o gerente de uma loja física manter as portas abertas do seu empreendimento e não ver ninguém entrar.

Porém, no caso de quem tem um e-commerce ou até mesmo um blog pessoal, existem maneiras de adquirir a tão sonhada presença digital. A maneira mais eficiente para isso é utilizando as técnicas de SEO.

Search Engine Optimization, como essas técnicas são chamadas em inglês, consistem no uso adequado de palavras-chaves em suas postagens. Ao utilizar palavras-chaves referentes ao seu conteúdo, o seu site será bem posicionado nas páginas de resultado de sites como Google, Yahoo e Bing.

A importância do Link Building

Saber como criar um blog não é difícil. Atualmente existe a plataforma WordPress que é intuitiva, responsiva e facilita esse trabalho. O WordPress, inclusive, conta com uma série de plugins que agregam mais funcionalidades para o seu blog.

Como obter backlinks

O Yoast Seo, nesse caso, é um desses plugins. Ele existe para facilitar você a encontrar as palavras-chaves mais adequadas para o seu blog. No entanto, não é apenas de Keywords que se mantém  uma eficiente estratégia de SEO.

É aí que o Link Building entra em ação. O Link Building, que pode ser traduzido como “Construção de Links” e consiste em estratégias que utilizam os chamados backlinks nas práticas de SEO.

Os backlinks são links que conduzem o usuário para uma página no seu site, resultando com isso em tráfego orgânico, mostrando para o Google que a sua página tem relevância.

Por isso, se engana quem pensa que quando o assunto é SEO os backlinks são meros coadjuvantes. Eles indicam para os algoritmos de busca a popularidade e a relevância de um domínio.

Sendo assim, é válido ter em mente que existem os backlinks externos e os backlinks internos. Os externos são links existentes em outros sites e blogs que conduzem o usuário para o seu.

Por outro lado, os backlinks internos consistem em links presentes nas postagens do seu blog que conduzem para postagens mais antigas, sempre com o objetivo de mencionar ou acrescentar mais informações para essas postagens.

Enfim, utilizar backlinks nas suas páginas é como se você estivesse falando com o Google, dizendo “veja como eu também tenho conteúdo relevante”. Sendo assim, para utilizar os backlinks como uma estratégia eficiente, as dicas são:

  • Faça parceria com outros sites e blogs

Entre em contato com outros espaços da internet que possuem uma boa reputação e fazem parte do mesmo nicho que o seu. Ter um link seu em tais sites confere relevância para o seu conteúdo.   

Os Guest Posts, também conhecidos como “Postagens Convidadas” também enriquecem a parceria e traz mais qualidade para os projetos de todos os envolvidos.

  • Trabalhe os Backlinks Internos

Os Backlinks presentes em seu blog são importantes porque induzem o usuário a visitar postagens mais antigas, aumentando o número de visualizações em seu blog. Além disso, eles agregam informações para um determinado assunto.

Mas nem por isso você deve exagerar na dose entupindo as suas postagens com Backlinks a cada parágrafo ou frase.

Lembre-se também de não utilizar “iscas manjadas” para os backlinks, tais como “clique aqui”, ou “visite aqui”. É possível atrair os leitores utilizando frases diretas e de maneira orgânica.

  • Não compre Backlinks

Sim, existe a possibilidade de comprar backlinks. A compra de backlinks definitivamente não é uma boa ideia. É importante que os links sejam compatíveis com o conteúdo que você produz.

Outro detalhe importante é que tal compra não está de acordo com as diretrizes do Google. Por isso, o importante mesmo é você mesmo criar os seus próprios backlinks.

  • Atenção para a origem dos Backlinks

É interessante evitar receber backlinks sempre do mesmo site. O ideal é investir na variedade até porque, acredite, o Google pode comparar perfis de backlinks e considerar a repetição uma estratégia suspeita.

Uma dica para escolher sites relevantes e variados para os seus Backlinks é utilizar a métrica do DA (Domain Authority) que a ferramenta SEMrush disponibiliza.

O fato é que quanto maior o Domain Authority, mais relevância ele vai conferir para o seu. Ah! E se você não sabe o que é o SEMrush, vale mencionar que, de forma bem resumida, ele é um software capaz de analisar a relevância das palavras-chaves.  

Conclusão

O Google é exigente. Ele preza pela qualidade e originalidade de conteúdo para posicionar bem um blog nas suas páginas de resultado.

Portanto, além do cuidado que você deve ter com as palavras-chaves nas suas estratégias de SEO, preste atenção também no uso adequado dos backlinks.



Nenhum comentário:

Veja também: