Processos na Camada de Aplicação em Redes

Neste tutorial sobre a Camada de Aplicação em Redes, iremos falar sobre algo extremamente importante e essencial para a existência dessa camada, em uma rede de computadores, que são os processos.


O Que São Processos

Processos, em Computação, nada mais são que programas em execução.
Por exemplo, nesse momento você está lendo este tutorial a partir de um browser. É um processo, pois é um programa em execução.

Tem um processo pra gerenciar a memória RAM, um processo que executa as mp3 que você está ouvindo, outro para copiar os arquivos de seu computador pro HD externo, etc etc.

Mas mais importante do que entender o que é um processo, é saber que eles se comunicam.
Um envia informação para o outro. Alguns processam só são iniciados quando outros o invocam ou quando recebem algum dado de outro processo.

Processos em Redes de Computadores

As vezes esquecemos, e vemos a internet como uma máquina ou sistema diferente, mas são apenas sistemas finais conectados à distância.

Da mesma maneira que processos se comunicam e trocam informações dentro de um mesmo computador, processos podem se comunicar através de máquinas diferentes.



Quando você usa um programa de P2P, como o bitTorrent, o processo em seu computador se comunica com o processo de outro usuário, e trocam dados (no caso, os arquivos compartilhados).

Quando você acessa a página de um site, seu browser (um processo) se comunica com o servidor onde você deseje obter as informações do site (um processo). Nesse caso, dizemos que seu browser é um processo cliente e o servidor roda um processo servidor.

De uma maneira mais formal, o processo que inicia a comunicação com outro é dito processo cliente, e o que recebe o chamado de comunicação é o processo servidor.




Em aplicações Web, são conhecidos como pares de processo comunicantes, e aprofundaremos em breve o estudos nesses pares de processos, pois são vitais na cama de aplicação de uma rede.

Nenhum comentário:

Veja também: