Por que Python é melhor que Ruby ?

"Embora o texto desta questão seja lamentável, vamos tentar responder a uma pergunta semelhante que não seja tão subjetiva:

Dada a semelhança óbvia, por que o Python está crescendo em popularidade enquanto o Ruby está diminuindo?

Eu só posso especular, mas acho que existem algumas razões.

Python foi projetado para educação

A sintaxe é mínima e explícita.
Há simplesmente menos para aprender.

A natureza explícita da linguagem pode não ter um pouco da elegância do Ruby, mas isso ocorre porque a cultura do Python está mais focada na legibilidade do que em ser concisa.

Quer algo conciso, pequeno, escrever pouquíssimas coisas? Estude Perl.
Mas vai ver o quanto de dor de cabeça vai ter ao reler códigos. Códigos seus, inclusive.
Menos, nem sempre é mais.

Esta é uma ótima qualidade para quem está aprendendo a língua.
Por esta razão, tornou-se extremamente popular nos últimos anos como uma língua de ensino.

Python, talvez simplesmente por sorte (ou não), foi apanhado por muitos hackers antigos do Unix / C no final dos anos 90 e início dos anos. Também foi apanhado por muitos cientistas.

Isso levou à criação de muitas bibliotecas C de alto desempenho para o Python para uma ampla variedade de tarefas. Além de talvez Java e C ++, o Python tem mais bibliotecas do que praticamente qualquer linguagem de programação, e a biblioteca padrão é profunda e ampla. Fora das bibliotecas para web (e possivelmente devops), Ruby realmente não pode competir em termos de suporte a bibliotecas.


O Python tem mais truques para acelerar as coisas

De Cython para CFFI para Pypy, basta escolher. A implementação padrão é lenta, mas você não está preso a ela. Você não tem os mesmos tipos de opções com Ruby.

Sim, existe o Crystal, mas é mais uma linguagem parecida com o Ruby do que o Ruby atual.

Na Pythonland, muitas vezes você pode mover seu código para Pypy ou Cython sem modificações e experimentar melhorias de desempenho e continuar a fazer otimizações adicionais para essas plataformas de forma incremental.

Ruby, pelo menos, tem rabeca, mas isso ainda significa escrever C se o código que você precisa não existe em C ainda, e ainda não é tão bom quanto algo como CFFI."

Python ou Ruby?

"Aprendi Python e Ruby nos últimos anos e devo dizer que eles são tão semelhantes em recursos que não vejo como alguém pode dizer que um é melhor que o outro.

Para mim, Python e Ruby são basicamente como o Perl, mas com correções para um monte de coisas que tornam o Perl difícil de usar.

A popularidade do Python vem crescendo constantemente há anos, ajudada pelo aumento dos kits de ferramentas de aprendizado de máquina que são frequentemente implementados em Python.

Isso poderia levar alguém a dizer que o Python é melhor porque é mais popular e, portanto, é mais fácil encontrar recursos para apoiá-lo, contratar desenvolvedores que o conhecem, etc. Isso não é uma razão técnica para ser melhor, é um razão de mercado.

Considerando que Ruby foi diminuindo lentamente em popularidade. Eu acho que Ruby está perdendo terreno para linguagens mais novas como TypeScript, Scala, Kotlin e Go.

Os desenvolvedores que impulsionaram a popularidade de Ruby em 2005 sempre foram do tipo de programadores que queriam experimentar brinquedos novos e brilhantes, em vez de serem comprovados e maduros, então talvez antigos usuários de Ruby estejam experimentando novos idiomas.

Python ou Ruby, qual melhor?

Fonte: PYPL PopularitY of Programming Language index

Por outro lado, o Python sofreu com a opção de fazer o Python 3 quebrar a compatibilidade com o Python 2. O Python 3 foi lançado em 2008 (quase dez anos atrás!), E ainda não foi usado universalmente. Isso deve criar muita confusão para os desenvolvedores do Python."

Qual devo aprender?

"Isso é muito subjetivo e puramente uma questão de opinião e gosto.

Ambas as linguagens são muito semelhantes. Ambos possuem possibilidades muito semelhantes.

Mas Python cresceu uma base de usuários maior e um ecossistema maior, então o Python parece ser mais versátil.

A favor do Python, sua sintaxe é muito mais amigável ao iniciante do que a do Ruby.

Na antipatia do Python, a sintaxe da regra Off-side desperta desdém em muitos programadores experientes.

Ruby realmente se mantém muito bem contra o Python:

Python tem Django e Flask; Ruby tem Rails e Sinatra.
Python tem NumPy; Ruby tem SciRuby e NMatrix.
Python tem Skulpt e Transcrypt para front-end; Ruby tem Opala.
Python tem o Kivy para dispositivos móveis de plataforma cruzada; Ruby tem RubyMotion.
Python possui PySide e wxPython para desktop; Ruby tem sapatos.
Python tem Zerynth e Zorg para IoT e robótica; Ruby tem mruby e artoo.


Na minha humilde opinião, o Python é melhor que o Ruby, mas apenas porque é mais usado e, portanto, tem mais suporte."

Depende !

"Eu provavelmente já postei isso antes, mas vou repetir aqui. Use as ferramentas certas para o trabalho certo.

Na minha humilde opinião, eu não diria que Python é melhor que Ruby em todos os casos. Por exemplo, eu sei que há pelo menos uma estrutura, o Django, que torna possível desenvolver aplicativos da web usando Python, mas é muito mais provável que eu escolha Ruby on Rails para coisas da web, porque sei que Ruby on Rails foram projetados especificamente para aquele propósito.

Por outro lado, se eu tiver que fazer alguma análise, ou modelagem, ou integrar com o SAS, ou R, eu vou escolher o Python ao invés do Ruby, porque eu sei que há um grande trabalho por aí que faz essas coisas mais fácil em Python.

Atualmente, estou procurando trabalho, por isso vejo o quanto as habilidades Python são populares atualmente, o que pode tornar a Python uma opção melhor para aprender no mercado de trabalho atual, mas recomendo abordar o desenvolvimento de software como um artesão. Domine suas ferramentas e saiba quando usá-las."

Fonte:
https://www.quora.com/Why-is-Python-better-than-Ruby

Como aprender a programar em Python

Para aqueles que desejam aprender a programar em Python, recomendamos:
Curso Python Progressivo

O curso parte do pressuposto que você é totalmente leigo em absolutamente tudo relacionado a computação e programação.

Te ensina desde o que instalar e digitar, de maneira progressiva, passo a passo, tutorial após tutorial, com exemplos, exercícios, questões resolvidas e códigos comentados, como programar em Python.

Sem pressa.
Sem assumir que você já sabe algo.

Tudo de graça.
Não precisa de cadastro nem deixar seu e-mail.
É simplesmente sentar, pegar seu café, acessar o site e começar a programar em Python.

O curso pretende te ensinar o que ensinam nos melhores cursos presenciais, livros, apostila, vídeo-aulas e materiais pagos por aí: de graça, sem frescura e sem burocracia.

Python Progressivo

Nenhum comentário:

Veja também: