O que posso melhorar no meu ambiente de programação

Atualmente, um dos serviços mais requisitados no mercado profissional é o de desenvolvedor de softwares e aplicativos.
Por isso, saber como programar consiste em uma excelente alternativa não apenas para quem almeja ingressar no mercado de trabalho, mas também para solucionar pequenos problemas no dia a dia quando o assunto é Internet.


A programação corresponde a uma das tarefas de maior relevância em se tratando de projetos que envolvem a construção de sites e programas. Sendo assim, conhecer as maneiras de melhorar o seu ambiente de programação é muito importante.

Como programar de graça



O que é o Ambiente de Programação?



O ambiente de programação também pode ser chamado de ambiente de desenvolvimento. Ou seja, ele é o local onde o trabalho de construção e codificação de um site será realizado.


Esse ambiente é composto por todos aqueles elementos que irão permitir você criar e colocar em desenvolvimento um determinado sistema. O ambiente de programação é constituído por elementos como templates, ferramentas e diretrizes.


Todos eles são ferramentas essenciais para a implementação de um determinado projeto envolvendo programação. Por isso, saber como melhorar esse ambiente é fundamental para organizar melhor o trabalho.


É importante destacar que ambiente de programação é diferente de linguagem de programação. O primeiro consiste na interface de trabalho, já o segundo corresponde a um conjunto de códigos semânticos.


Conhecendo algumas ferramentas que melhoram o ambiente de programação



Algumas das ferramentas mais comuns que podem ser encontradas em um ambiente de programação são:


Compilador



De acordo com o que o próprio nome indica, ele tem o intuito de compilar o código-fonte do programa para, dessa maneira, transformá-lo em uma linguagem mais adequada para o trabalho.


Editor



Essa ferramenta exerce a função de editar o código-fonte do programa que está no ambiente de programação.


Linker



Ele tem o objetivo de “linkar”, ou seja, de unir os vários componentes que se encontram em uma linguagem de máquina para uma linguagem executável, que pode ser utilizada em um computador ou outro dispositivo.


Modelagem



Responsável pela elaboração e desenvolvimento de modelos de classes, dos objetos e também das interfaces que estão envolvidas no desenvolvimento do software.


Toolbox



Literalmente conhecido como “Caixa de Ferramentas”, conta com os componentes que podem ser utilizados durante o desenvolvimento do projeto. Se ela não estiver habilitada, ela pode ser visualizada ao clicar no menu visualização ou, se necessário, pelo atalho CTRL + W + X.


Soluction Explorer



Esse elemento aponta a estrutura da solução e organiza todos os arquivos que estão relacionados com a sua função. Desse modo, ele administra todos os projetos, arquivos, classes e formulários destinados para a sua aplicação.


Como Melhorar o ambiente de programação



Para tornar o seu trabalho de programação mais eficiente, organizado e rápido é importante adotar maneiras que melhoram esse ambiente de programação. Sendo assim, um deles consiste na melhor exibição e disposição dos elementos.


Nesse caso, a Janela de Propriedades é um elemento muito importante. Por isso, é sempre válido deixar a exibição de propriedades ordenada alfabeticamente. Com isso, você facilita a procura por outros elementos.


É válido também personalizar o seu ambiente de programação utilizando as cores, fontes e temas que você desejar, pois isso facilita se integrar mais ao projeto em desenvolvimento.


Inclusive, hoje em dia é possível que os desenvolvedores possam utilizar um ambiente de desenvolvimento baseado em cloud computing. Esse ambiente é o Cloud9, que disponibiliza depurador para inspeção de código em “real time”. Alguns dos ambientes de programação mais conhecidos são o:


Atom



Esse permite uma série de recursos de personalização, sendo um ambiente construído em CSS, JavaScript e HTML.


Para melhorar a performance dele você pode alterar plugins, arquivos e menus. O Atom é um aplicativo de desktop e bastante acessível e moderno.


Netbeans



Ele é um ambiente de desenvolvimento do tipo open source, ou seja, ele é gratuito. Além dessa vantagem, ele conta também com um suporte técnico em idiomas variados, incluindo o português, o japonês e também o russo e chinês.


Esse ambiente além de suportar vários frameworks de PHP, também disponibiliza para você opções de personalização que facilitam e agilizam os projetos de programação.


Sublime



Esse é um ambiente bastante requisitado para arquivos individuais. Quando o assunto é personalização, ele oferece uma série de plugins interessantes, que tornam o desenvolvimento de programas com mais opções e recursos.


Conclusão



Ao melhorar o seu ambiente de desenvolvimento, o trabalho de programação se torna mais fácil, organizado e com mais qualidade.


Um bom ambiente de programação é importante, mas ao personalizá-lo da melhor maneira, ele vai se tornar ainda mais eficiente.


Por meio do uso de um ambiente de desenvolvimento adequado, é possível sanar possíveis erros e também otimizar o tempo de trabalho.

E se você encontrar alguém que ainda tem algumas dúvidas a respeito do ambiente de desenvolvimento, não esqueça de compartilhar essa postagem.

Nenhum comentário:

Veja também: