Internet: O que é, Para que serve, De que é composta e Como funciona

Neste tutorial de nosso Curso de Redes de Computadores, iremos falar da mais famosa e importante rede de computadores: a nossa amada e querida internet.

Durante o artigo você entenderá, de uma maneira bem simples e fácil, o que é a internet.
Entenderá, de uma maneira bem geral, como funciona, para que serve e de que é composta, tudo sob o ponto de vista de Redes de Computadores.

Rede de Computadores - Como funciona a internet

O que é a Internet, em Redes de Computadores?



Sem dúvidas, redes é praticamente sinônimo de internet, não é?
Não é á toa, é o tipo de redes de computadores mais famosa que existe, e usado.

Mas, o que é a internet?
"É uma rede de computadores intercomunicados que podem trocar informações". Provavelmente essa é sua resposta, ou algo semelhante.

Mas ela está um pouco desatualizada.
Foi-se o tempo que só computadores (como um PC desktop ou notebook) usavam internet.

Hoje em dia, carros estão conectados a grande rede.
As TV's digitais já entram na internet, recebem e enviam informações, assim como os vídeos games.

Se alguém invadir sua casa, uma mensagem vai chegar pro seu celular, caso use um sistema de vigilância. Já existem geladeiras e microondas que são controlados a distância por seus donos.
Celulares então, sem comentários. Até relógios já se comunicam com outros dispositivos.

Então, a resposta mais atualizada é usando o termo da última frase: internet é uma rede de dispositivos computacionais interligados e conectados, que trocam informações.

Para que serve a Internet, em Redes de Computadores ?

Há quem usa internet para ler notícias, ver música, vídeos, filmes, falar com amigos, passar o tempo, jogar etc.



Mas absolutamente todas as pessoas fazem uma coisa em comum: trocam informações.

Essa é a função da Internet. Levar informação de um local pra outro, de um servidor pro seu computador, informações do seu celular para o tablet de um amigo, para uma loja online enviar os dados do cartão de crédito de cliente para a operadora do cartão, e esta confirmar a transação.
Aliás, a ideia base da criação da internet era a troca de informações militares.

É importante frisarmos internet como sinônimo de troca de dados, pois boa parte de nosso curso de redes de computadores é estudar essa troca de informações, principalmente através do estudo de enlaces e comutadores.

Mas, por hora, não se assuste com essas palavras desconhecidas, você irá entendê-las (e muito) durante nosso curso de redes.

Como funciona a Internet, do ponto de vista de Redes de Computadores ?

Os exemplos de dispositivos computacionais que demos anteriormente são ditos sistemas finais, e existem, atualmente, aos bilhões, e seu número dobra de pouco em pouco tempo.




Outros dois elementos importantes da internet são os comutadores de pacotes e os enlaces de comunicação.

Os enlaces são, basicamente, o meio, percurso e caminho que as informações vão percorrer até chegar até o sistema final, como cabos, ondas e fios. Certamente, nesse instante, você está conectado através de um fio de internet ou ondas de internet sem-fio. Ou seja, enlaces são os meios nas quais os dados são transportados.

Já os comutadores de pacotes são os responsáveis por enviar, receber e encaminhar corretamente esses dados, essas informações, chamadas de pacotes. Dois tipos conhecidos de comutadores de dados são os switches e roteadores.

Outro elemento importante no funcionamento da Internet são os ISP (Internet Service Providers), ou Provedores de Serviços de Internet. Geralmente são empresas que oferecem serviços de internet, com empresar de telefonia, TV a cabo ou especializadas em banda larga, internet à rádio, 3G, 4G etc.

Por fim, um importante fator no estudo da Internet, do ponto de vista de Redes de Computadores, são os protocolos. Protocolos são espécie de regras ou padrões na qual os dispositivo se encaixam e obedecem, de modo a 'falar' entre si para que ocorra a troca de informação. Os principais protocolos conhecidos são os de TCP, IP, SMTP e HTTP.

Pode parecer uma sopa de letrinhas confusa, com expressões e palavras que nunca vi, mas no decorrer de nosso curso de redes, iremos falar e explicar cada coisa que dissemos aqui, de uma maneira bem detalhada.

Curso de Redes Online com Certificado

Na aula de hoje demos introdução ao estudo das redes conhecendo um pouco mais sobre a tão importante e famosa Internet.

Você aprende o que é, de que é composta e teve uma visão geral de como funciona a grande rede mundial de computadores.

Que tal continuar seus estudos, mas visando um meio mais profissional?
Por exemplo, se tornando um profissional da área de Redes de Computadores, que são, atualmente, um dos mais procurados pelo Mercado de Trabalho?

Não perca tempo! Invista o tempo que já está usando para estudar Redes e se torne um profissional da área, pra isso você só precisar tomar a atitude de adquirir um certificado do Curso de Rede, para comprovar que realmente estudou e é capacitado:
Curso de Redes com Certificado


Um comentário:

Marcos Moraes disse...

Ótimo tutorial, para bens a todos os envolvidos!

Veja também: