Camada de Transporte em Redes de Computadores

Agora que já terminamos de estudar a camada de aplicação, está na hora de descermos um pouco mais e estudar a camada que dá suporte a esta, a camada de transporte.

Camada de Transporte - O Que É



A camada de transporte, que está situada abaixo da cama de aplicação e acima da camada de redes (na arquitetura de redes, em camadas), e ela é a responsável por fazer a comunicação entre as aplicações.

A comunicação que a camada de transporte faz é a do tipo lógica.

Ou seja, a aplicação simplesmente envia e recebe dados da camada de transporte, porém ela não sabe se a outra máquina (hospedeiro) está no mesmo computador, na mesma casa, empresa, cidade...uma aplicação se comunica com outra cujo hospedeiro pode estar do outro lado do mundo.

O que a camada de transporte faz é isso, dar suporte a essa comunicação, não importa a distância nem o percurso (roteadores, switches, ISP's, redes).

O importante é a camada de transporte dar essa abstração para as aplicações conversarem.

Os protocolos da camada de transporte são implementados nos sistemas finais, estando os roteadores 'alheios' a isso.
Curso de Redes Grátis com Certificado


Camada de Transporte - Como Funciona

O processo pega os dados da aplicação e os transformas em segmentos (geralmente 'quebra' os dados, nesses segmentos) e adiciona neles cabeçalhos, com informações para a camada de transporte.



Esses segmentos então irão para a camada de rede, e serão inseridos em outros blocos de informações, os datagramas (como se fossem os segmentos da camada de rede).

Só então essas informações serão enviadas e irão percorrer os roteadores, enlaces e viajarão pelo mundo (ou só irão para o computador ao lado, conectado na rede), pois os roteadores de rede só podem 'ler' os datagramas.

Quando os dados chegam ao seu destino, é o datagrama que será 'aberto' pela parte da rede do destinatário, e de lá serão extraído os segmentos da camada de transporte, que serão entregues aos processos corretos, através das informações do cabeçalho nestes.




Nenhum comentário:

Veja também: