Camada de Transporte e Camada de Rede: Qual a Diferença ?

Neste tutorial de nossa Apostila de Redes de Computadores, iremos entender as principais diferenças entre as camadas de rede e de transporte, pois é uma dúvida muito comum na cabeça dos estudantes, que certamente sofrem um pouco para diferenciar.

Diferença entre as Camadas de Rede e Transporte




Camada de Transporte

Como explicado no nosso primeiro tutorial sobre a camada de transporte, ela serve basicamente para dar suporte a comunicação entre os processos em sistemas finais, chamados hospedeiros.

Ou seja, a camada de transporte fornece uma comunicação lógica entre as aplicações nos hospedeiros. Por exemplo, se eu e você estamos jogando um jogo online, seu browser envia e recebe informações daquela aplicação, via camada de transporte, e o mesmo para mim.

A aplicação não sabe a distância que estamos um do outro, quantos roteadores, switches e outros obstáculos e percuros há entre nós, pois a camada de transporte abstrai isso, através do envio e recebimento de segmentos de dados, com protocolos próprios.

Camada de Rede

Já a camada de rede, ao invés da comunicação entre aplicações diferentes, vai fazer a comunicação entre os hospedeiros, entre os sistemas finais.

Como explicamos, a camada de rede vai colocar seus segmentos dentro de um conjunto maior, chamado de datagrama e este que vai viajar pelos roteadores, da origem ao destinatário.

Ou seja, a camada de transporte cria os segmentos, dados dos processos, e a camada de rede fica responsável por blocos maiores, os datagramas, que podem conter diversos segmentos, dos mais diferentes tipos de aplicações.



Exemplo em Redes: Analogia dos Correios

Apostila de Redes de Computadores grátis para download
Carteiro: Camada de Transporte

Para ilustrar melhor as diferenças entre as camadas de transporte e a camada de rede, vamos dar um exemplo, fazendo uma analogia.

Imagine que você more em São Paulo e seu amigo no Rio de Janeiro, e vocês se comunicam via cartas. Ou seja, você recebe do carteiro as cartas de seu amigo, e aproveita que o carteiro foi na sua casa, e entrega cartas para ele enviar para seu amigo no RJ.

Quando você envia uma carta, ela vai para um centro maior, onde vai se juntar a outras cartas e encomendas que vão em grandes malotes, para o Rio de Janeiro.

Quando esses malotes chegam ao RJ, as cartas e encomendas são dados aos carteiros, que irão entregar no endereço correto, cada correspondência.

Nessa analogia, você e seu amigo são os processos, as aplicações rodando em hospedeiros diferentes (a cidade de vocês, de onde saem diversas outras cartas).




Os carteiros fazem o papel da camada de transporte, pois você vai dar e receber as cartas diretamente do/para o carteiro. Você não se preocupa, de maneira alguma, sobre como suas cartas vão viajar de um estado pra outro, quem fazer isso etc. Você só se comunica com o carteiro (camada de transporte).
Apostila para download de Rede grátis
Central dos Correios da Cidade: Camada de Rede

Já o carteiro, pega as diversas cartas, de várias pessoas (são os segmentos) e leva para a central dos correios, e colocará elas em malotes (datagramas), que serão todos transportados para o outro estado.

Nesse caso. os correios é a camada de rede, levando enormes malotes de uma cidade a outra.

Note que os correios, o sistema de correspondência, só leva de uma cidade para outra (hospedeiros), ele não vai entregar diretamente na mão das pessoas (processos), ele entrega pros carteiros (camada de transporte) e estes que irão se encarregar de entregar para as pessoas corretas (processos da camada de aplicação).

Agora sim, bem mais claro, não?

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom. Obrigado!

Veja também: