Protocolo FTP - Transferência de Arquivos na Internet (Apostila de Redes)

Neste tutorial de nossa Apostila de Redes, vamos falar sobre o protocolo FTP, responsável pela transferência de arquivos na internet.

Protocolo FTP - O Que É e Para Que Serve



Já se imaginou usando a internet sem fazer nenhum download?
Sem baixar aquela música, aquele programa ou jogo? Não dá, né?

FTP significa Protocolo de Transferência de Arquivos (File Transfer Protocol), e como o nome deixa claro, é um protocolo especial e usado unicamente para a transferência de arquivos (também conhecidos como ficheiros) em Redes.

Se você já baixou algum programa, jogo, música, vídeo, arquivo PDF, .zip, .rar etc, certamente seu browser já se comunicou com o servidor que continham o arquivo que você desejava via protocolo FTP, que rege, cuida e controla tudo da transferência.

Obviamente, o FTP é de extrema importância na internet.
Vamos aprender, agora, em nossa apostila de Redes, como funciona o protocolo FTP.

Protocolo FTP - Como Funciona ?

Ok, informações básicas dadas, agora é hora de entrar mais a fundo no assunto, afinal, você é um profissional de Redes de Computadores.



Antes de tudo, vale lembrar que, assim como o protocolo HTTP, o protocolo FTP é um protocolo de transferência e ambos também usam o TCP.

A grande diferença, porém, é que o FTP utiliza duas conexões TCP.

Quando o cliente quer iniciar uma transferência de arquivos via FTP, ele vai criar uma conexão TCP, chamada conexão de controle, com a porta 21 do servidor, essa conexão é essencial, pois o FTP exige diversas informações para iniciar o processo de transferência, como identificação, login, senha, comandos, endereço de diretórios etc.




Caso tudo esteja ok, será criada uma conexão TCP, chamada conexão de dados, como o próprio nome sugere, é usada exclusivamente para o envio de dados (arquivos), na porta 20 do servidor.

Ao término do envio, a conexão de dados, uma conexão TCP, é encerrada.
Caso o cliente queria outro arquivo, criará outra conexão de dados, mas a conexão de controle permanecerá a mesma.

Nenhum comentário:

Veja também: