Correio Eletrônico - O E-Mail em Redes de Computadores

Neste tutorial de nosso Curso de Redes, iremos falar de uma dos serviços mais importantes da camada de aplicação, que é o correio eletrônico, também conhecido como e-mail.
Como funciona o e-mail - Curso de Redes de Computadores

Correio Eletrônico (E-Mail) - O Que É e Para Que Serve



O serviço de correio eletrônico é algum tão comum, popular e usado que as vezes nem nos lembramos dele como um serviço. É como se ele fizesse parte da Internet.

E certamente você possui seu e-mail, provavelmente mais que um. Isso mostra o quão famoso esse serviço é. (Se não tem, saiba aqui como fazer um email grátis).

Ele foi criado para funcionar exatamente como um serviço comum de correio, onde uma pessoa poderia criar, enviar e receber mensagens em qualquer lugar, a hora que ela desejar, da maneira mais confiável e garantida possível.

Para termos uma ideia da importância do e-mail, ele é mais antigo que o próprio HTTP. Ou seja, os pioneiros das redes primeiramente pensaram em criar um serviço de troca de mensagens do que criar a Web que conhecemos. Interessante, não?

Correio Eletrônico (E-Mail) - Como Funciona

Para entender, de uma maneira mais simples e genérica, como funciona um sistema de correio eletrônico, precisamos entender seus três principais componentes:
  • Agentes de usuário
  • Servidores de correio
  • SMTP


Os agentes de usuário, como o nome sugere, são os responsáveis por trabalhar mais próximo ao usuário, você. Ou seja, eles permitem que você escreva, envie, receba, encaminhe mensagens, salve etc.

Quando você termina de escrever um e-mail, seu agente de usuário encaminha sua mensagem para seu servidor de e-mail. Este servidor vai ver o endereço de e-mail do destinatário e descobrir qual o servidor de e-mail ele está (todo usuário de email possui um endereço em um servidor, como se fosse uma caixa postal) e enviar a mensagem.

Então, o agente de usuário do destinatário vai receber este e-mail e vai entregar ao destinatário quando este solicitar a leitura do email.


Vale ressaltar que o sistema de correio é bem seguro, exigindo login e senha.
Quando um servidor não consegue se comunicar com outro, ele colocar as mensagens em uma fila e tenta, periodicamente, reenviar a mensagem. Caso não consiga, você recebe um e-mail de falha.

Já o SMTP é o principal protocolo da camada de aplicação do sistema de correio eletrônico, e estudaremos ele em detalhes no próximo tutorial de nosso Curso de Redes de Computadores.

Como fazer email

Nenhum comentário:

Veja também: