Protocolo SMTP - O Que É e Para Que Serve
É um protocolo bem simples e funcional, existindo desde a década de 80 (mais antigo que o HTTP, por exemplo), e por padrão usa a porta 25.
O fato de ser um protocolo antigo trás muita confiabilidade no sistema, porém alguns problemas, como o fato de ainda usar o formato ASCII de 7 bits (na época, não se imaginava as proporções e tamanho das mensagens que circulam nas redes atualmente).
O protocolo SMTP faz uso do protocolo TCP, o que faz dele um serviço confiável de transferência de dados. Ele basicamente faz a intermediação da comunicação de dois lados, o do cliente (servidor do remetente) e o do servidor (servidor do correio do destinatário).
Assim, quando um servidor envia um e-mail, ele atua como cliente SMTP.
E quando o servidor recebe um e-mail, ele atua como servidor SMTP.
Protocolo SMTP - Como Funciona
Quando criamos um e-mail e clicamos em enviar, o agente de usuário encaminha nosso e-mail para o servidor, que vai guardar esses dados em uma fila de mensagens, para ser encaminhada o mais rápido possível.Através do endereço de e-mail do destinatário, o lado cliente do SMTP, em meu servidor de correio, identifica o servidor de correio do destinatário e cria com o servidor SMTP dele uma conexão TCP, através da porta 25.
Em seguida, o SMTP realiza algumas operações de apresentação e identificação.
Após isso, o lado servidor do SMTP recebe a mensagem e guarda na caixa postal do servidor do destinatário. Então, quando o destinatário solicitar, seu agente de usuário vai até o servidor buscar o e-mail para exibir para ele.
Características do SMTP
Assim como o HTTP, o protocolo SMTP utiliza conexão persistente.Porém, o HTTP é um protocolo de recuperação de informações (pull protocol), pois você pode ter acesso a elas quando quiser.
Já o SMTP é um protocolo de envio de informações (push protocol), e apenas de envio!
Para obtenção, atualização e remoção de mensagens da caixa postal do servidor usamos protocolos como o POP3 ou IMAP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário