Armazenamento e Memória Digital

Já falamos sobre Latches e Flip-Flops, que podem ser usados para reter informações.
Vamos agora, nesse artigo do site Eletrônica Progressiva, explicar sobre os tipos mais importantes de armazenamento de informações: memória RAM, ROM e Discos Rígidos.

O que é a memória

Em Eletrônica/Elétrica/Computação, memória é um elemento que armazena informação.
Como sabemos, o menor elemento de armazenamento é o bit, que armazena 1 ou 0.

A memória nada mais é que um conjunto de células, onde cada um desses pequenos blocos armazena uma informação. Podemos fazer uma analogia de uma memória com o tabuleiro de Xadrez:


É como se em cada casa do tabuleiro, um bit pudesse armazenado.

Note que cada linha, ou cada coluna, possui 8 casas. Logo, cada fila pode armazenar 8 bits ou 1 byte.
Como temos 8 filas (8 linhas ou 8 colunas), nosso bloco de memória tem a capacidade de 64 bits, ou 8 bytes.
Se tivéssemos 10 tabuleiros desses, teríamos a capacidade de armazenas 80 bytes de informação na nossa memória.

Endereços de memória - Data Bus

E assim como no xadrez, cada célula de memória também possui um endereço, para que possamos identificar e manipular cada bloco desses.
As operações que envolvem endereço são, sem dúvidas, umas das mais importantes em termos de eletrônica digital, pois escrever é o ato de colocar determinadas informações na memória e ler é o ato de copiar determinadas informações.

A importância dos endereços advém do fato de existirem um número enorme de informação nas memórias, por isso temos que saber exatamente onde escrever e de onde copiar os bits.

Essas informações percorrem um trecho chamado data busque é o responsável por 'carregar' as informações (bits), seja pra escrever ou ler dados. O data bus é formado por linhas paralelas que carregam, simultaneamente, a informação. Note que, quanto maior o número de linhas (ou seja, quanto mais larga for a banda), mais rápido e eficiente será o processamento.

Além do data bus, existe o address bus, que recebe um conjunto de bits que representam um local na memória, onde vamos atuar. Assim como no data bus, quanto maior o número de linhas, mais capacidade o address bus terá de selecionar endereços de memória.

Por exemplo, se o address bus tiver 4 faixas, onde cada uma recebe um bite de informação, ele poderá acessar 2^4 = 16 endereços, o que é bem pouco. Porém, se tiver 32 bits, poderá acessar mais de 4 bilhões de endereços de memória.


Memória RAM e Memória ROM: o que são, para que servem e qual a diferença entre RAM e ROM

A memória RAM (random-access memory: memória de acesso aleatório), como o próprio nome diz, é aquela em que qualquer endereço de memória pode ser acessado de uma maneira igual (probabilidade iguais), seja para operações de leitura ou escrita. Outra grande característica é ter seus dados perdidos quando o computador é desligado.

A memória ROM (read-only memory: memória somente de leitura), como o próprio nome diz, é um tipo de memória onde seus dados podem ser lidos, mas não podem ser escritos, pois os dados são escritos lá de maneira permanente.

Nenhum comentário:

Veja também: