Linhas de Transmissão

Neste artigo iremos falar sobre um dos conceitos mais importantes no estudo do Eletromagnetismo aplicado às Telecomunicações, como o estudo de Guias e Ondas: as Linhas de Transmissão.


O que é uma Linha de Transmissão

Uma linha de transmissão nada mais é que uma estrutura usada para transmitir energia eletromagnética entre dois pontos separados no espaço.
Ou seja, temos uma estrutura física que interliga dois pontos, e a onda eletromagnética vai ser transmitida através dessa estrutura, levando energia de um ponto para outro.

Os cabos que levam energia de uma usina hidrelétrica geradora de energia, é uma linha de transmissão, assim como os simples cabos de alimentação que usamos em nossos dispositivos eletro-eletrônicos domésticos, pois transportam energia das tomadas até os respectivos aparelhos.

Chamamos de emissor a fonte de energia eletromagnética, e de receptor o ponto para onde essa onda é levada.

Para que ocorra essa transmissão, é necessário a existência de dois condutores, que estão sempre paralelos a um eixo de referência em comum, todos imersos em um ambiente homogêneo, com características de permissividade, permeabilidade e condutância do meio.

Tipos de Linhas de Transmissão

Os tipos mais comuns de linhas de transmissão são:

  • par paralelo

Linhas de transmissão

  • Placas paralelas


Linhas de Transmissão


  • Linha Coaxial


Linhas de Transmissão


  • Microstrip


Linhas de Transmissão


Características e Parâmetros das Linhas de Transmissão

Se o comprimento de onda da onda que está percorrendo a linha de transmissão for bem maior que a extensão da linha, podemos assumir que toda a linha está sob mesma tensão e corrente, além de podermos representar a linha por um único parâmetro.

Porém, se o comprimento de onda for bem menor que a extensão da linha de transmissão, cada ponto da linha terá uma tensão e corrente diferente, e não será mais possível representar a linha através de um parâmetro. Para tal, temos que usar parâmetros distribuídos.

Nenhum comentário:

Veja também: