E-Mail - O que é, Para que serve, Como funciona e Como foi inventado

 O e-mail se tornou tão importante e comum em nossas vidas, que nem paramos para pensar como ele surgiu, qual seu propósito ou mesmo como ele foi inventado.


Agora, o site Como Fazer E-mail vai explicar para você toda a história por trás desta importante ferramenta que usamos diariamente, e as vezes nem notamos como ela é útil: o e-mail.

História do E-Mail: Correio Antigo

Ao pé da letra, e-mail significa correio eletrônico (electronic mail).
Ou seja, o e-mail nada mais é que um correio, como o convencional, onde recebemos cartas e encomendas dos carteiros. Porém, ele é feito de uma maneira digital, totalmente eletrônica.

Aqui, surge a primeira curiosidade.
Você sabe o motivo do nome "correio"? Não? Simples, vem de correr.
Isso porque na antiguidade, a troca de mensagens ocorria por meio de mensageiros que simplesmente corria para entregar algum recado ou encomenda.

Neste ponto da história, os animais tiveram muita importância no desenvolvimento do sistema de correios. Inicialmente, usava-se cavalos para percorrer longas distâncias de uma maneira mais rápida, para fazer as entregas.

Também há constatações que algumas espécies de aves, como pombos, eram usadas para fazer entrega de correspondências, são os pombos-correio.

A evolução do e-mail com a Eletricidade

Obviamente, correr ou usar animais para entregar mensagens, só era possível dentro de um limite de distância. Imagine mandar uma carta aqui do Brasil para os Estados Unidos por alguém que vai a pé ou de cavalo? Levaria meses!

A história começou a mudar com o advento da eletricidade.
O primeiro equipamento a ser usado para mandar informações, foi o telégrafo, que utilizava o código morse para transmitir mensagens de longas distâncias.

O telefone também foi um grande invento que ajudou, e muito a troca de informações à longas distâncias, e agora isso era possível através da voz, falando com a outra pessoa.
E ao contrário do que muitos pensam, o fax foi invetando antes mesmo do telefone, e permitiu trocar cartas e enviá-las para pessoas ao redor do mundo.

E-mail, Computação e a Internet

Os primeiros computadores foram inventados para fins militares. Porém, logo viram que ter computadores isolados, que não se conectam e não se comunicavam, não eram muito úteis.

Por isso, trataram de fazer eles se comunicarem, que é o que podemos chamar de Rede ou Internet.
Assim, no início, os militares e cientistas podiam trocar informações sigilosas, estando eles nos mais diversos locais do mundo. Em comparação as outras maneiras, era de longe a mais rápida e flexível.

Podemos dizer, sem exagero, que várias descobertas e pesquisas científicas foram criadas e aperfeiçoadas graças ao e-mail, que permitiu que cientistas em diversos locais do mundo trocassem informação.

O que aconteceu depois, todo mundo sabe.
Os computadores foram ficando cada vez mais poderosos, novos dispositivos foram sendo criados (como notebooks, tablets, celulares, Google-Glass etc) e a velocidade de conexão da internet está cada vez mais rápida.

Afinal, O que é E-Mail ? Para que serve?

Se notar bem, nesse resumo histórico sobre correspondência, repetimos sempre uma coisa: a troca de informações.

Basicamente, é para isso que serve um e-mail, trocar informações, dados.
O que acontece em qualquer local do mundo, automaticamente é compartilhado e se torna acessível para outras pessoas, em qualquer outro lugar do mundo.

Você pode estar no Brasil e conversar com um parente que está na Europa, através do serviço de vídeos o e-mail do Google, o GTalk.

Empresários fazem reuniões e fecham negócios, em continentes diferentes.
Médicos assistem e ajudam cirurgias, mesmo de outros países.

E poderíamos ficar aqui, horas falando das vantagens do e-mail, para que serve, como é usado, mas podemos resumir em uma frase: o e-mail serve para trocar informações, unir pessoas e reduzir distâncias.

Nenhum comentário:

Veja também: