E-mail Marketing - Como criar uma lista de contatos

 Email Marketing é uma estratégia fundamental para o sucesso do seu projeto.


Não importa se esse projeto é um site empresarial, de negócios, um blog, portfólio ou loja virtual, uma campanha de email marketing irá fidelizar seus visitantes/clientes, aproximando seu projeto do seu público alvo e aumentando seus ganhos.

Mas antes de pensar em criar um email marketing, é necessário saber como fazer para capturar os contatos que irão compor sua base de contatos, para as quais suas campanhas serão direcionadas.

Como criar uma lista de contatos

A melhor maneira de criar uma lista de contatos é inserir uma caixa de assinantes no site, onde os usuários irão informar seus emails e irão, assim, se cadastrar para receber as atualizações.

1. Como fazer E-mail Marketing: Formulários em HTML no site

A forma mais básica de captar contatos é através de um formulário simples em HTML. Você deverá inserir o código HTML no local onde deseja exibir a caixa de subscritores.

Quando uma pessoa inserir seus dados, eles serão enviados automaticamente para a conta de email que você tenha configurado para receber estes contatos.

Caso você não entenda nada de HTML, existem sites que disponibilizam formulários de subscritores gratuitamente, como a Jotform e a Link Comunic.

Essa opção é mais apropriada para sites.


2. Como fazer e-mail Marketing: Criar páginas de Captura

Um página de Captura é uma página destinada exclusivamente à captura de dados, como por exemplo, nome e email dos visitantes.

Esse recurso é muito eficiente, já que é o próprio visitante que demonstra interesse no seu produto e permite o envio de emails com as atualizações.

página de captura precisa ter um aspecto motivador, o que irá incentivar o visitante a se cadastrar para receber maiores informações sobre o seu projeto, negócio ou produto.
Para criar uma página de captura, alguns sites oferecem esse serviço, como é o caso do Magnet Squeeze.

3. Como fazer e-mail Marketing: Popup Domination

Esta é uma ferramenta muito comum e conhecida pelo blogueiros. O popup domination exibe um formulário de subscrição assim que a página é carregada. Segundo alguns blogueiros experientes, ele pode aumentar a taxa de inscritos em até 350%. Esse recurso é realmente eficiente e de qualidade. Essa ferramenta é paga e funciona para blog WordPress e também para sites.
Acesse aqui a página do Popup Domination.

4. Como fazer e-mail Marketing: E-goi

E-goi é uma das ferramentas de captura de contatos mais recomendadas por profissionais, já que ela oferece não só a captura como também o serviço de email marketing. Essa ferramenta possui caráter multicanal, isso quer dizer que o serviço n~lao só envia emails, como também SMS, MMS, Fax e Chamadas de Voz.

O E-goi tem uma vantagem muito interessante, que é o de permitir o uso gratuito da ferramenta para o cadastro de até 500 contatos. Além de possuir planos de assinatura bem acessíveis.

Clique aqui e saiba como inserir um formulário de captura do E-goi na sua página.

5. Como fazer e-mail Marketing: Aweber

Esta ferramenta é muito eficiente e robusta, pois ela não fornece apenas o formulário de cadastro para novos assinantes, mas também o serviço de envio de newsletter, assim como um autoresponder, acompanhamento de desempenho, dentre outros. 

Muitos profissionais o consideram como a melhor empresa de email marketing do mercado, pois ela oferece campanhas realmente eficazes, que resultam em altas taxas de cliques, abertura e conversão.

Aweber possui vários planos de assinatura, o mais barato está cerca de U$19,00 mensais.
A ferramenta também oferece templates para captura de emails, confira aqui alguns modelos de formulário de inscrição.

6. Como Fazer E-mail Marketing: Feedburner

Feeburner é um serviço gratuito do Google para captação de emails e envio de atualizações de blogs. Este é um serviço muito conhecido e muito utilizado pelos blogueiros, visto que a ferramenta é voltada apenas para blogs.

Para ter um formulário de captura de emails do feedburner, é necessário fazer um cadastro. Clique aqui para saber como fazer sua inscrição.


É isso!

Estas foram algumas ferramentas para a simples captação dos dados de contatos do seu visitante.
Este é o primeiro passo para começar a fazer suas campanhas de email marketing.

Nenhum comentário:

Veja também: