Apostila de C
C é a linguagem de programação mais usada no mundo, devido ao seu poder e a liberdade, quase sem limites, que o programador C tem com sua máquina.Isso, porém, tem um custo. Será necessário uma dedicação e estudo maior, principalmente se comparado com outras linguagens de programação. Mas vale a pena, sabendo C, você aprenderá as outras com uma incrível facilidade.
Se é totalmente novo no mundo da programação, recomendo a leitura da seção Comece a Programar, do site-base Programação Progressiva.
Lá você obterá informações gerais sobre programação, computação e linguagens, incluindo a linguagem C.
Para os iniciantes, a ordem sugerida do curso é essa:
Básico
1.1 Código comentado do nosso primeiro programa em C
02. A função printf() e os caracteres especiais
02. A função printf() e os caracteres especiais
03. Como comentar seus códigos em C - Comentários e Delimitadores
04. Números inteiros - o tipo int
4.1 Modificadores do tipo inteiro (int) - short, long, signed e unsigned
05. Números decimais (ou reais) em C - os tipos float e double
06. Escrevendo em C - o tipo char
07. Recebendo números do usuário - A função scanf
08. Recebendo letras do usuário - As funções scanf, getchar, fgetc e getc
09. Buffer: o que é, como limpar e as funções fflush e __fpurge
10. Operações matemáticas - Soma, subtração, multiplicação, divisão e módulo (ou resto da divisão) e precedência dos operadores
11. Os atalhos dos símbolos matemáticos: +=, -= , *=, /= e %=
12. Sistema Binário e Valores lógicos 'true' ou 'false'
13. Operadores Lógicos E (&&), OU (||) e de Negação (!)
Exercícios: Questões sobre os conhecimentos básicos da linguagem C
04. Números inteiros - o tipo int
4.1 Modificadores do tipo inteiro (int) - short, long, signed e unsigned
05. Números decimais (ou reais) em C - os tipos float e double
06. Escrevendo em C - o tipo char
07. Recebendo números do usuário - A função scanf
08. Recebendo letras do usuário - As funções scanf, getchar, fgetc e getc
09. Buffer: o que é, como limpar e as funções fflush e __fpurge
10. Operações matemáticas - Soma, subtração, multiplicação, divisão e módulo (ou resto da divisão) e precedência dos operadores
11. Os atalhos dos símbolos matemáticos: +=, -= , *=, /= e %=
12. Sistema Binário e Valores lógicos 'true' ou 'false'
13. Operadores Lógicos E (&&), OU (||) e de Negação (!)
Exercícios: Questões sobre os conhecimentos básicos da linguagem C
Teste Condicional e Controle de Fluxo
00. O teste condicional IF ELSE
1.1 Questões sobre IF ELSE
1.1 Soluções das questões sobre IF ELSE
1.2 Programa em C: mostra as raízes de uma equação do 2o grau
1.3 Programa em C: diz se você passou, reprovou ou ficou de recuperação
02. Operadores de Incremento (++), Decremento (--) - Diferença entre a=b++ e a=++b
03. O laço WHILE: o que é, para que serve e como usar
3.1 Questões sobre o laço WHILE
3.2 Soluções das questões sobre o laço WHILE
04. O laço FOR: o que é, para que serve e como usar o FOR - Cast
4.1 Questões sobre o laço FOR
4.2 Soluções das questões sobre o laço FOR
05. Os comandos CONTINUE e BREAK em C: pausando e alterando o fluxo de laços
06. O teste condicional SWITCH: o que é, para que serve e como usar o switch
1.1 Questões sobre IF ELSE
1.1 Soluções das questões sobre IF ELSE
1.2 Programa em C: mostra as raízes de uma equação do 2o grau
1.3 Programa em C: diz se você passou, reprovou ou ficou de recuperação
02. Operadores de Incremento (++), Decremento (--) - Diferença entre a=b++ e a=++b
03. O laço WHILE: o que é, para que serve e como usar
3.1 Questões sobre o laço WHILE
3.2 Soluções das questões sobre o laço WHILE
04. O laço FOR: o que é, para que serve e como usar o FOR - Cast
4.1 Questões sobre o laço FOR
4.2 Soluções das questões sobre o laço FOR
05. Os comandos CONTINUE e BREAK em C: pausando e alterando o fluxo de laços
06. O teste condicional SWITCH: o que é, para que serve e como usar o switch
Funções em C
00. O que são funções, para que servem e como usá-las
0.1 Programa em C: Criando um chat com menu através de funções
Estrutura de dados I: Vetores/Arrays
00. O que são vetores, como declarar e quando usar
01. Inicializando vetores - Vetores de caracteres e Lixo
02. Não use números, use constantes: const e #define
03. Matrizes em C: Vetores multidimensionais (Vetor de vetores)
04. Como passar vetores e Matrizes para funções
05. Passagem por Referência - Como copiar Vetores e Matrizes
06. Exercícios sobre Vetores e Matrizes
Jogo: Como fazer o Jogo da Velha
Código comentado sobre como criar o Jogo da Velha em C
01. Inicializando vetores - Vetores de caracteres e Lixo
02. Não use números, use constantes: const e #define
03. Matrizes em C: Vetores multidimensionais (Vetor de vetores)
04. Como passar vetores e Matrizes para funções
05. Passagem por Referência - Como copiar Vetores e Matrizes
06. Exercícios sobre Vetores e Matrizes
Jogo: Como fazer o Jogo da Velha
Código comentado sobre como criar o Jogo da Velha em C
Ponteiros (apontadores)
00. Introdução ao uso dos ponteiros: Endereços de memória
01. A função sizeof() e os blocos vizinhos de memória
02. Como declarar, inicializar e usar ponteiros - A constante NULL
03. Variáveis apontadas - A Passagem por Referência
04. Operações matemáticas com Ponteiros
Exercícios com gabarito: Questões sobre Ponteiros da apostila da UFMG
01. A função sizeof() e os blocos vizinhos de memória
02. Como declarar, inicializar e usar ponteiros - A constante NULL
03. Variáveis apontadas - A Passagem por Referência
04. Operações matemáticas com Ponteiros
Exercícios com gabarito: Questões sobre Ponteiros da apostila da UFMG
Strings e Caracteres - Escrevendo em C
00. Introdução ao uso das strings: O que são, como declarar, inicializar e o caractere \0
01. Lendo e Escrevendo Strings
02. Como criar uma biblioteca (ou header .h) em C
03. A biblioteca string.h e suas funções
3.1 Exercício: Implemente as funções da biblioteca string.h
04. Exercícios sobre Strings
01. Lendo e Escrevendo Strings
02. Como criar uma biblioteca (ou header .h) em C
03. A biblioteca string.h e suas funções
3.1 Exercício: Implemente as funções da biblioteca string.h
04. Exercícios sobre Strings
Estrutura de dados II: structs
00. Introdução as structs: O que são, para que servem e onde são usadas
01. Como declarar uma struct
02. Como acessar, ler e escrever em elementos de uma struct
03. typedef: Como criar seus próprios tipos
04. Como enviar structs para funções
05. Como passar uma struct para funções por referência - O operador ->
06. Exercícios sobre structs em C
01. Como declarar uma struct
02. Como acessar, ler e escrever em elementos de uma struct
03. typedef: Como criar seus próprios tipos
04. Como enviar structs para funções
05. Como passar uma struct para funções por referência - O operador ->
06. Exercícios sobre structs em C
Alocação Dinâmica de Memória
Jogos em C
Batalha Naval: código completo e comentado do Jogo Batalha Naval em C
Código do Jogo da Velha
Código comentado sobre como criar o Jogo da Velha em C
Código do Jogo da Velha
Código comentado sobre como criar o Jogo da Velha em C
3ª letra do alfabeto e nome da Linguagem |
Dennis Ritchie, criador da Linguagem C |
Típico programador C |
5 comentários:
Achei o curso excelente. Parabéns. :D Mas acho que faltou falar sobre arquivos :(
Excelente curso C, tirou muitas dúvidas de alunos universitários e programadores!
cade a parte de lista encadeada,fila,pilha e arvore binaria
Sempre tive vontade de aprender a programar e depois que encontrei este site minha vontade só aumentou.
O meu foco está voltado para a linguagem C, depois de ler por meses na internet sobre um pouco de cada linguagem. Ainda sou leigo na matéria mas de tanto fuçar aprendi algumas coisas sozinho. Gostei do joguinho da Velha eu copiei o código e colei no compilador Dev-C++ e funcionou muito bem.
AGORA VAI A MINHA PERGUNTA: Como faria para rodar esse programa (jogo) com gráficos sem ser a telinha preta, que programa uso para desenhar ou criar o Layout.
A partir de hoje sou mais um que vai começar a usar este site para aprender e ajudar quem menos sabe.
ta faltando falar sobre sockets de rede e arquivos, mesmo assim mto bom.
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