Threads em C - O que são Pthreads

Neste tutorial de nosso estudo sobre Sistemas Operacionais, iremos 'colocar a mão na massa', programando em C usando as threads, especificamente as pthreads.

Pthreads em C

Agora que já aprendemos o que é uma thread, para que serve e onde são usadas, vamos finalmente aprender como programar usando o conceito de threads, na linguagem C, claro, pois nosso foco é o estudo de Sistemas Operacionais, e a maioria destes são feitos (na maior parte), nesta poderosa linguagem.

Ao longo dos anos, diversos modelos de threads foram implementados para os mais diversos tipos de sistemas operacionais, sendo assim, alguns modelos de threads ainda diferem de outros.

Por conta disso, temos que definir o tipo de threads que usaremos.
Como estamos focando no estudo de Sistemas Operacionais, estamos focando mais em ambientes do tipo Unix-like, como o Linux, por serem sistemas de código aberto, bem mais fácil de serem estudados, além de serem gratuitos e bem mais interessante para programadores.

Por conta disso, adotaremos o uso e estudo das pthreads (POSIX Threads), que são threads mais portáveis e padronizadas, que tem uma vasta gama de funções, rotinas para sincronização, são muito eficientes etc etc, e outras vantagens.

Para saber mais sobre as Pthreads, acesse:
https://computing.llnl.gov/tutorials/pthreads/#Pthread

Nenhum comentário:

Veja também: