Imprimindo informações na Tela: PRINT e SAY em Perl

Neste tutorial de Perl, vamos aprender como exibir informações no terminal de comando, usando as funções print e say, do Perl.

Imprimindo informações no terminal de comando

print, em inglês, significa imprimir.

Imprimir, pra gente, lembra muito fazer uma impressão, numa impressora, né?
Na verdade, é um termo mais amplo, significa exibir.

Assim, quando falamos em imprimir ou printar, estamos falando em simplesmente mostrar alguma informação, um texto, um número ou qualquer coisa.

É a primeira maneira que aprenderemos sobre como trocar informações entre a máquina e a pessoa que está utilizando ela. Todos os comandos e operações, ocorrem 'escondidos', no hardware de seu computador, então usamos algum comando que exibe pra gente esses resultados.

As maneiras mais comuns de exibir dados de informação são através das função print e say, em Perl, que simplesmente mostram na tela do terminal de comando as informações que quisermos, vamos lá aprender como usá-las ?

A função print do Perl

Essa função (comando que faz alguma coisa específica) nós já usamos no tutorial de como programar o script Olá, mundo! em Perl.

Basta digitar o comando print e escrever qualquer coisa entre aspas duplas ou simples e terminar o comando com o ponto-e-vírgula ;
Prontinho. Vai aparecer na tela o que você digitou entre as aspas.

Esses textos, em Perl, são chamados de strings.

Teste:
#!/usr/bin/perl
print "Curso Perl Progressivo";
O resultado vai ser:
Curso Perl Progressivo

Porém ficou feio, pois ficou 'colado' com uma linha de texto do terminal de comando.

Caractere de quebra de linha: \n

Parece resolvermos esse problema, basta darmos um 'enter' dentro da string.

O enter, em computação, é simbolizado por: \n
Sempre que o Perl lê esse comando, ele dá um pulo, uma quebra de linha.

Experimente:
#!/usr/bin/perl
print "Curso Perl Progressivo \n";
O resultado foi o que vimos no tutorial passado, bem mais bonitinho e organizado, não é?

E para exibir o resultado abaixo:
Curso de Perl online grátis

Como você programaria o script em Perl abaixo ?
Você pode fazer tanto assim:
#!/usr/bin/perl
print "Bem vindos ao curso: \n";
print "Perl Progressivo \n";
Como tudo em uma linha só, veja:
#!/usr/bin/perl
print "Bem vindos ao curso:\nPerl Progressivo\n";

A função SAY do Perl

Programador é um bicho preguiçoso. Gosta de fazer tudo da maneira mais rápida, simples e econômica possível, quanto menos trabalho, melhor.

Como se a função print já não fosse simples o bastante, inventaram a função say.
Troque print por say e veja o resultado:
#!/usr/bin/perl
use v5.010;
say "Curso Perl Progressivo";
Notou?
Ela, automaticamente, já dá a quebra de linha ao final, não precisa usar o caractere \n de quebra de linha.
Bacana, não?

Exercícios de PRINT em Perl

1. Frase na tela - Implemente um programa que escreve na tela a frase "O primeiro programa a gente nunca esquece!".

2. Etiqueta - Elabore um programa que escreve seu nome completo na primeira linha, seu endereço na segunda, e o CEP e telefone na terceira.

3. Letra de música - Faça um programa que mostre na tela uma letra de música que você gosta (proibido letras do Justin Bieber).

4. Mensagem - Escreva uma mensagem para uma pessoa de quem goste. Implemente um programa que imprima essa mensagem, tire um print e mande pra essa pessoa. Diga que foi um vírus que algum hacker instalou em seu computador.

5. Ao site - Faça um programa que mostre na tela o que você deseja fazer usando seus conhecimentos de Perl.



6. Quadrado - Escrever um programa que mostre a seguinte figura:

XXXXX
X   X
X   X
X   X
XXXXX

7. Tabela de notas - Você foi contrato por uma escola pra fazer o sistema de boletim dos alunos. Como primeiro passo, escreva um programa que produza a seguinte saída:
ALUNO(A)          NOTA
=========         =====
ALINE              9.0  
MÁRIO              DEZ
SÉRGIO             4.5    
SHIRLEY            7.0

8. Letra grande - Elabore um programa para produzir na tela a letra P, de Perl Progressivo. Se fosse
‘L’, seria assim:
L
L
L
LLLLL

9. Menu - Elabore um programa que mostre o seguinte menu na tela:
Cadastro de Clientes
0 - Fim
1 - Inclui
2 - Altera
3 - Exclui
4 - Consulta
Opção: 

10. Pinheiro  - Implemente um programa que desenhe um "pinheiro" na tela, similar ao abaixo.
Enriqueça o desenho com outros caracteres, simulando enfeites.
       X
      XXX
     XXXXX
    XXXXXXX
   XXXXXXXXX
  XXXXXXXXXXX
 XXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXX
       XX
       XX
      XXXX

Escreva seus scripts nos comentários!

Nenhum comentário:

Tutoriais de Programação