Como usar o Excel - Primeira Visão da Área de Trabalho

Agora que já aprendemos a instalar o Excel e como abrir nos mais diversos sistemas operacionais, vamos finalmente usar o Excel.

Neste tutorial de nosso Curso Online Grátis de Excel iremos mostrar a Área de Trabalho do Excel, sua primeira visão. .

                                                  Curso de Excel Grátis com Certificado Online

Primeira vista do Excel

Agora que abriu o Excel, você deve estar vendo diversos botões, campos para escrever, menus e uma série de outras coisas, como a imagem a seguir (clique na imagem para ampliar):

Tutorial completo de Excel
Primeira visão do Excel aberto
A primeira coisa que vamos dizer é: calma.
Sim, é assustador. Olha o tanto de coisa, opções, botões, figuras, linhas, letras, números e símbolos estranhos.

Sim, o Microsoft Excel tem uma gama gigantesca de ferramentas.
Mas, nesse momento de nosso Curso de Excel Básico, você não precisa se preocupar com isso.
Aos poucos, conforme você formos estudando, iremos aprender a usar cada uma dessas ferramentas.

Iremos estudar tudo, com calma, sem pressa.
Vamos ver para que serve cada opção dessa do Excel, uma por uma, em tutoriais bem específicos, bem detalhados, cheios de informações, imagens, exercícios e dicas.

Lembre-se: este é um Curso de Excel Completo, não é um resumão ou uma apostila ultra compacta que encontramos por aí. Por isso, você precisa ter perseverança e vontade de estudar, para aos poucos, ir dominando o Excel.

Se continuar estudando, em algumas semanas você já vai abrir essa tela e se sentir super confortável e à vontade, pois vai entender e saber usar tudo que está ali.

Ferramentas e Opções do Excel

Como dissemos, você não precisa decorar, aprender ou mexer em nada agora.
Vamos dar uma "geral" nessa janela, dar uma ideia pra você sobre o que é cada menu, opção ou ferramenta existente nessa Área de Trabalho do Excel.

No próximo tutorial de nosso curso sim, iremos aprender a usar essas "coisas estranhas".
Se ajeite em sua cadeira, pegue seu café e fique confortável, pois vamos mostrar o que é possível fazer com cada "treco" nessa janela. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que vai aprender durante nosso curso.

  • Arquivo ou Menu de acesso rápido

Lá no canto esquerdo, você pode ver a seguinte imagem:
Tutorial de Excel com certificado
Menu de acesso rápido
Ou esta:
Tutorial grátis de Excel
Arquivo
Embora os desenhos sejam diferentes (em um é o símbolo do Office e no outro é o nome "Arquivo"), dependendo de sua versão do Excel, essas opções são idênticas.

Elas servem para você poder salvar a planilha que está trabalhando, fechar ela para abrir outra, ou abrir outra diretamente (pois você pode ficar com várias planilhas do Excel abertas ao mesmo tempo).

Também pode ver que planilhas foram usadas recentemente, começar uma nova, imprimir ou mesmo enviar essa planilha (por e-mail, para um pendrive, etc).

Lá no fim, tem uma opção de "Sair", que se você clicar, fecha o Excel.

  • Título da Planilha

Ao lado do botão de Arquivo ou de símbolo do Office, existe a barra de título, que simplesmente mostra o nome da planilha atual.

Tutorial de Excel Básico
Título de sua planilha


Isso é muito útil, principalmente se você tiver com várias tabelas do Excel aberta, então pode ver em qual delas você estará trabalhando.

  • Controles de Janela

Lá no topo, e na direita, temos o controle das janelas, que você já deve conhecer.
O traço "-" serve para minimizar uma janela, o quadradinho para expandir ou restaurar o tamanho anterior da janela, e o "X" fecha a janela.

No Excel, porém, tem duas linhas de opções dessas, uma abaixo da outra:
Tutorial de Excel para Iniciantes
Controles de Janela
Na linha de cima, os controles servem para controlar o EXCEL, o programa todo!
Já as linhas de baixo, são os controles daquela planilha específica.

Lembre-se: podemos estar com várias planilhas (tabelas) abertas dentro do programa Excel.
Se clicar no "x" de cima, você fecha o programa. Se clicar no "x" de baixo, vai fechar só aquela planilha que está usando.

  • Barra de Ferramentas

Agora, na linha de baixo, vemos a barra de ferramentas, que tem as opções de "Página Inicial", "Inserir", "Layout de Página", "Fórmulas", "Dados", "Revisão" e "Exibição", veja:

Excel - Tutorial Básico
Barra de Ferramentas
Na opção de Página Inicial, podemos copiar e colar os dados de uma tabela para outra, decidir a fonte, tamanho e cor do texto que vamos usar pra escrever na planilha, alinhar o texto na esquerda, meio ou direta, buscar por algo (por exemplo, o nome de alguém), etc.

Na opção Inserir, usamos para inserir uma tabela naquela planilha atual, uma figura, um gráfico, um link, um símbolo matemática, uma equação etc.

Em Layout de Página, decidimos como vai ser exibida nossa planilha, como seu tamanho, altura, largura, que trecho queremos que apareça, que parte da tabela queremos imprimir, largura da linhas etc. Ou seja, tudo sobre a aparência do Excel.

Em Fórmulas, temos uma seção apenas para tratar de fórmulas que iremos aplicar em nossas tabelas, como fórmulas para calcular média, tirar juros, calcular imposto, somar um dado com outro, fazer porcentagem, inserir horário, data e uma porção de outras coisas.

Em Dados, podemos trabalhar com as informações existentes em nossa tabela, como pegar dados de um arquivo de texto, de um site da internet, remover informações repetidas etc.

No campo de Revisão do Excel, você pode verificar automaticamente a ortografia dos textos da tabela, traduzir algum dado de outra língua, substituir uma palavra por um sinônimo (pra essa palavra não ficar muito repetitiva), colocar um comentário, botar uma senha na sua planilha, para só você ter acesso a ela etc.

Em Exibição, você pode dar um zoom na tela do Excel, caso ache a tela muito pequena (ou o contrário), visualizar somente um trecho de sua tabela, mostrar ou não as linhas, mostrar ou não determinados botões, menus e opções dentre outras possibilidades.

  • Opções de Ferramentas

Quando você clica em alguma das ferramentas que mostramos acima, surge diversas opções.
Por exemplo, se clicar em "Inserir", as opções que aparecerão vão ser:

Tutorial de Excel grátis para iniciantes
Opções de ferramentas
Ou seja, essas opções acima são específicas da ferramenta "Inserir".

  • Célula selecionada

Iremos aprender no próximo tutorial de nosso curso, o que são células.
Esse campo mostra a célula ativa, que está selecionada:
Tutorial para iniciantes em Excel
Célula que foi selecionada

  • Campo de fórmulas

Ao lado do campo de célula, existe o campo de fórmulas, onde podemos escrever algo, colocar uma fórmula matemática (calcular juros, impostos, porcentagens, gerar gráficos etc), etc.

Tutorial de Excel completo para download
Barra de fórmulas do Excel


Iremos utilizar bastante esse campo durante nosso curso de Excel.

  • Planilha ou Tabela

Sem dúvida, esta é a parte que mais usaremos do Excel, que é esse trecho quadriculado, cheio de linhas e colunas.

Tutorial de Excel completo de graça online
Planilhar do Excel

Sem exagero algum, iremos fazer mágica nesta parte.
Você vai ver a real utilidade do Excel quando aprender a dominar, pouco a pouco, as inúmeras possibilidades de opções e ferramentas, que servem para trabalhar com os dados que vamos inserir nesta planilha.

  • Controle de Planilhas

Embaixo, no canto esquerdo, existe alguns botões que servem para podermos navegar entre as mais diversas planilhas que podem estar aberta no Excel, facilitando a mudança de uma tabela para outra:

Tutorial gratuito de Excel online
Controle de planilhas

  • Opções de Zoom e Modos de Exibição

Por fim, no canto inferior direito, você pode optar por dar um zoom nas planilhas, ou mesmo mudar a forma como ela é exibida:
Tutorial de Excel online grátis para iniciantes
Zoom e Modo de Exibição do Excel



Mais uma vez vamos deixar claro: não precisa decorar e achar que tem que saber tudo agora.
Não se assuste, apenas demos uma geral, uma explicação básica e superficial sobre as várias opções e ferramentas do Excel.

Vamos estudar, durante nosso Curso de Excel, todos esses botões, menus e ferramentas, um por um, fazendo sempre exemplos, testes e trabalhando com nossas próprias planilhas.

Nenhum comentário:

Veja também: