Curso de Excel: O Que É e Para Que Serve o Excel

 Bem vindo a Curso Excel Progressivo.

Neste tutorial inicial de nossa apostila iremos explicar o que é o Excel, para que serve, para quê e onde é usar, bem como instalá-lo.
Curso de Excel online grátis. Apostila e tutorial completo para download

Obter certificado do Curso de Excel para Iniciantes

O que é o Microsoft Excel

É quase impossível nunca ter ouvido falar do Excel, de tão famosos, necessário e usado que ele é.
Mas, de fato, você sabe o que é o Microsoft Excel?
Para que ele serve? Quem o usa? Onde é usado?

O Excel nada mais é que um software, um programa de computador, como o navegador que você está usando agora para ler este curso, ou o programa que usa para enviar mensagens para seus amigos pelo celular ou um jogo, que também é um programa de computador.

Microsoft, de Microsoft Excel, se refere ao nome da empresa que criou o Excel ainda na década de 90. Esta empresa é ainda mais famosa por ter desenvolvido o Sistema Operacional (conjunto de programas e ferramentas que nos permitem usar um computador) Microsoft Windows (como o Windows Vista, XP, 7 e 8).

O Excel faz parte de um pacote chamado Microsoft Office.
Office, em inglês, significa escritório, e este nome não é á toa: o pacote Office é uma ferramenta praticamente obrigatória em todo e qualquer escritório, e não estamos falando de grandes empresas, o Excel, bem como Office inteiro, é extremamente essencial em qualquer computador pessoal.

Vamos falar agora sobre o uso do Microsoft Excel e você terá plena certeza da importância e necessidade do pacote Office, e claro, da importância de se saber usar o Excel.

Curso de Excel Grátis com Certificado Online

Para que serve o Excel

Basicamente, o Excel é um programa que serve para se trabalhar com planilhas.
Planilhas...raramente você deve ter ouvido falar nessa palavra, e mesmo assim em todo canto insistem em usar essa palavra para falar do Excel.

Vamos simplificar: Excel é um programa que serve para se trabalhar com tabelas.
Falando assim, parece até um programa simples. Mas se parar para pensar o que é possível fazer com tabelas, veremos o motivo do Excel ser tão importante e usado.

Sua professora usava planilha pra colocar os nomes, notas e anotações de cada aluno.
Toda e qualquer secretária usa as planilhas do Excel para registrar reuniões, horários, nome de clientes, telefones, dívidas, contas etc.

Achou simples?
Pois saiba que o Excel é um dos programas mais usados em faculdades e universidades, sendo bastante útil para estudantes e professores para armazenar dados, fazer cálculos complexos e gerar gráficos impressionantes.

No próximo tutorial de nosso Curso de Excel, tentaremos mostrar um pouco do que é possível fazer com esta incrível ferramenta de uso e manipulação de planilhas.

Nenhum comentário:

Veja também: